top of page
  • Foto do escritorElmer Silva

Seja um profissional de saúde mais respeitado sabendo isso sobre a pressão arterial


Quanto mais você demonstrar saber sobre um determinado assunto, mais você será respeitado. E sendo mais respeitado você será mais valorizado e, por isso, pode até receber um maior salário.


A verificação da pressão arterial faz parte da rotina de profissionais da saúde, ela compõe os sinais vitais. Isso significa que diariamente você terá a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos, isso é uma ótima oportunidade para quem quer conquistar o seu espaço.


5 coisas que você precisa saber sobre a pressão arterial para aumentar a forma que as pessoas percebem a sua autoridade:


1️⃣ - Não existe pessoa hipotensa.

Isso mesmo. Pessoas podem ter a pressão normal (chamadas de normotensas), que é aquela que fica, quase que constantemente, na maioria das pessoas, entre 120 mmHg por 80 mmHg.


Ou podem ter a pressão alta (chamadas de hipertensas), quando, na maior parte do tempo, a pressão fica entre 140 mmHg por 90 mmHg.


Quando uma pessoa, normalmente, tem uma pressão mais baixa, por exemplo: 100 mmHg por 60 mmHg, ela é considerada normotensa, porque, para ela, essa é a pressão normal.


Agora, a pessoa que tem a pressão normal de 120 mmHg por 80 mmHg e apresenta uma baixa, indo, por exemplo, para 100 mmHg por 60mmHg, tem, o que chamamos de um episódio de hipotensão, assim como também poderia ter um pico de hipertensão, chegando, por exemplo, até 220mmHg por 120mmHg.


Ou seja, as pessoas podem apenas ter episódios de hipotensão, momentâneos e passageiros. Se ela tem frequentemente a pressão mais baixa que o padronizado pelos livros, essa é a pressão normal dela.



2️⃣ - Não fale 12 por 8, isso é para leigos, pessoas que não tem a responsabilidade profissional de cuidar dos outros. Sempre fale o número inteiro, 120 por 80. Isso demonstra conhecimento técnico.


3️⃣ - Use, preferencialmente, o aparelho de pressão (esfigmomanômetro) analógico, aquele do “reloginho”. Apenas pessoas habilidosas sabem utilizá-los, seja você essa pessoa.


4️⃣ - Não use termos como “aferir a pressão” ou “tirar a pressão”. Aferir tem a ver com ajustar, afinar… e não é isso que a gente faz. A própria palavra “medir” soa estranho quando se quer verificar a pressão arterial.


Os termos que mais te fazem ser respeitado são: verificar e mensurar. Porque é isso que você faz quando verifica a pressão, você olha os valores com o auxílio de aparelhos.


5️⃣ - Esquece, para sempre, a ideia de que é possível verificar a pressão arterial sem o uso de aparelhos, porque não é.


Essas 5 dicas básicas te colocarão à frente de muita gente que trabalha cuidando e tratando pessoas. É comum que as pessoas sejam descuidadas com os termos corretos e fundamentos, isso mostra desleixo, indiferença e diminui seu valor como profissional.


Seja você a diferença que você quer ver. Comece aplicando essas 5 dicas.


E aí, você sabia de todas elas?


Por: Elmer Bernardes

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page