top of page
  • Foto do escritorElmer Silva

Descubra como desenvolver a liderança e se tornar imprescindível

Nenhuma habilidade é tão escassa entre profissionais da saúde quanto a habilidade de liderar.


É exatamente essa habilidade que você precisa aprender se quiser ter boas oportunidades de trabalho e seguir uma carreira na saúde. Principalmente para cuidadores de idosos.


Me lembro de uma conversa que tive com a gerente de enfermagem de um hospital particular muito respeitado aqui no DF.


Perguntei para ela qual era a principal característica que determinava se um profissional seria contratado, promovido ou demitido. Você consegue imaginar o que ela me respondeu?


A capacidade de liderar era o “x” da questão. Ela pode levar pessoas para cargos maiores ou poderia significar a demissão.


Por isso ela é tão importante.


Mas como desenvolver ou aprimorar a liderança?


Antes de eu escrever qualquer outra linha nesse texto preciso deixar claro que todos são capazes de liderar. Você é capaz de liderar e de liderar bem!


Vou te apresentar a verdade nua e crua sobre a liderança. Ela não é um cargo, não é poder, não é um título. Líderes são pessoas capazes de conduzir outras pessoas, através do exemplo e da inspiração, para serem ainda melhores.


Por isso, um líder precisa ser alguém que declarou guerra contra seus defeitos e, por ter feito isso, é capaz de ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.



Dentro de um contexto profissional, o líder é aquele que conduz sua equipe para produzirem os melhores resultados.


Não para bater uma meta ou ganhar uma bonificação, isso seria pouco. O líder quer esses bons resultados porque sabe que durante o processo para realizá-los as pessoas se tornarão melhores.


O líder é alguém que se importa ao ponto de ir na frente, vencendo a si mesmo, para dar o exemplo. É o primeiro a chegar e o último a sair, é o que carrega a carga mais pesada. E, por consequência, também se torna cada vez melhor como ser humano.


“Ah, mas eu não tenho nenhuma equipe para liderar, como vou aprender?

O verdadeiro líder é aquele que lidera a si mesmo. Que derrota alguns dos seus defeitos e conduz a sua própria vida para produzir em si os melhores resultados.


Um cuidador de idosos que entende a liderança será indispensável, porque ele entregará o melhor de si e estimulará o melhor da família e do paciente.


Todos fomos chamados para liderar. Se você ainda não foi convocado para a liderança, está sendo agora.


Convoque outras pessoas também.


0 visualização0 comentário
bottom of page