Nenhuma habilidade é tão escassa entre profissionais da saúde quanto a habilidade de liderar.
É exatamente essa habilidade que você precisa aprender se quiser ter boas oportunidades de trabalho e seguir uma carreira na saúde. Principalmente para cuidadores de idosos.
Me lembro de uma conversa que tive com a gerente de enfermagem de um hospital particular muito respeitado aqui no DF.
Perguntei para ela qual era a principal característica que determinava se um profissional seria contratado, promovido ou demitido. Você consegue imaginar o que ela me respondeu?
A capacidade de liderar era o “x” da questão. Ela pode levar pessoas para cargos maiores ou poderia significar a demissão.
Por isso ela é tão importante.
Mas como desenvolver ou aprimorar a liderança?
Antes de eu escrever qualquer outra linha nesse texto preciso deixar claro que todos são capazes de liderar. Você é capaz de liderar e de liderar bem!
Vou te apresentar a verdade nua e crua sobre a liderança. Ela não é um cargo, não é poder, não é um título. Líderes são pessoas capazes de conduzir outras pessoas, através do exemplo e da inspiração, para serem ainda melhores.
Por isso, um líder precisa ser alguém que declarou guerra contra seus defeitos e, por ter feito isso, é capaz de ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Dentro de um contexto profissional, o líder é aquele que conduz sua equipe para produzirem os melhores resultados.
Não para bater uma meta ou ganhar uma bonificação, isso seria pouco. O líder quer esses bons resultados porque sabe que durante o processo para realizá-los as pessoas se tornarão melhores.
O líder é alguém que se importa ao ponto de ir na frente, vencendo a si mesmo, para dar o exemplo. É o primeiro a chegar e o último a sair, é o que carrega a carga mais pesada. E, por consequência, também se torna cada vez melhor como ser humano.
“Ah, mas eu não tenho nenhuma equipe para liderar, como vou aprender?
O verdadeiro líder é aquele que lidera a si mesmo. Que derrota alguns dos seus defeitos e conduz a sua própria vida para produzir em si os melhores resultados.
Um cuidador de idosos que entende a liderança será indispensável, porque ele entregará o melhor de si e estimulará o melhor da família e do paciente.
Todos fomos chamados para liderar. Se você ainda não foi convocado para a liderança, está sendo agora.
Convoque outras pessoas também.
Comentários